Institucional

A história da Black Friday

No Brasil e no Mundo a Black Friday representa um dia de promoções imperdíveis e preços bem abaixo do resto do ano, um dia que enlouquece qualquer consumidor. A sexta feira negra acontece sempre após o Dia de Ação de Graças, feriado americano que comemora o dia em que os nativos americanos se juntaram aos colonos ingleses e realizaram uma ceia para comemorar as boas colheitas do ano, dessa forma ele passou a simbolizar um dia para agradecer, ficar em família e comer. Mas por aqui não faz sentido comemorar Ação de Graças, porém a Black Friday se popularizou em terras tupiniquins.

A primeira Black Friday aconteceu no Brasil em 2010 e de lá para cá caiu no gosto brasileiro se tornando uma das datas mais importantes do comércio. Porém o primeiro registro do uso do termo foi em 1869 em Wall Street, quando dois acionistas resolveram comprar grandes quantidades de ouro, porém em setembro daquele ano o mercado de ouro quebrou, levando diversas empresas e investidores à falência, utilizando o termo “black” para se referir a aquela sexta-feira, dia 24 de setembro de 1869.

Contudo a Black Friday que conhecemos hoje surgiu por volta de 1960 na Filadélfia, no sábado após o Dia de Ação de Graças acontecia um clássico do futebol americano universitário entre o time da Academia do Exército Americano contra o da Academia da Marinha. Por conta do evento a cidade ficava lotada de carros, dessa forma o trânsito ficava um caos e os policiais não tinham descanso, então eles apelidaram esse dia de Black Friday.

Devido ao enorme movimento que havia na cidade neste dia, os comerciantes locais começaram a realizar promoções para atraírem os clientes, começava aí a tradição, porém o termo e as promoções pós ação de graças ganharam todo o território americano após 1980 e ganhou o mundo apenas em 2001.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *