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O que você precisa saber para iniciar a prática de caminhada!

 

A caminhada é o esporte preferido dos iniciantes por ser um esporte prático e simples, que não depende necessariamente de um estabelecimento como uma academia. Mas você sabia que até mesmo para uma caminhada de qualidade, é necessárias algumas regrinhas?

Então segue AS 7 DICAS PARA A CAMINHADA PARA INICIANTES!

1- Já conversou com o seu médico sobre isso?

O que muita gente não sabe, ou não leva a sério, é que até mesmo para um exercício tão simples, uma consulta média faz toda a diferença! Se possível, peça ao seu médico que receite exames periódicos para acompanhar o seu desenvolvimento. Exames com um ortopedista também são de extrema importância, afinal, é necessário saber se você possui algum tipo de dificuldade como pisada torta, desvio de coluna, etc. Então não pule essa fase, pois você depende dela pra ter qualidade nos seus exercícios!

 

2-Respeitar os próprios limites!

Não vai adiantar nada iniciar uma rotina de caminhadas e acabar exagerando na dose. Qualquer forma de exagero é errada. Ultrapassando seus limites, você pode desenvolver problemas respiratórios, de pressão e até mesmo de articulação!

 

3- Com que roupa eu vou?

A escolha da roupa adequada para caminhada parece um tanto quanto fútil, né? Mas não é nem um pouco! Roupas justas, daquelas bem coladas no corpo, podem atrapalhar a circulação na hora da caminhada. Sem contar que com a fricção, pode causar assaduras na pele. Então, opte por roupas mais larguinhas e confortáveis, como moletons e roupas de tectel. Além de confortáveis, eles permitem a respiração do corpo, que ajuda e muito no resultado dos exercícios.

4- Escolheu direito o seu calçado?

A escolha do calçado ideal é parte fundamental pra quem pratica a caminhada. Por conta dos atritos com o solo, é necessário que o calçado seja anti-impacto. Isso fará com que a sua coluna e suas articulações não sofram danos graves no futuro. O calçado deve ter um formato anatômico que se adapte ao formato do seu pé para que você tenha mais firmeza a cada passo.

 

5- Já se alongou?

Alongamento vem antes de qualquer exercício físico. Ele ajuda na flexibilidade do corpo, aquece os músculos e ajuda a circulação sanguínea. Então nem pense em colocar o pé na estrada antes de se alongar, beleza?

 

6- Se hidrate!

Como qualquer atividade física, mesmo a caminhada sendo bem mais leve, o corpo transpira e faz com que você perca líquido. Óbvio, né? Mas você sabia que praticar exercícios sem se hidratar pode gerar problemas renais? Então, meu bem, já corre na cozinha e enche aquela garrafinha de água e trate de voltar com ela vazia pra casa, combinado?

 

7- Quanto tempo de caminhada, hein?

Essa é a pergunta que não quer calar, né? Por isso, eu montei um cronograma aqui que, se você seguir direitinho, vai ter muita qualidade e um bom desempenho! Olha só:

Primeira semana 10 minutos 3 vezes por semana
Segunda semana 15 minutos 3 vezes por semana
Terceira semana 20 minutos 3 vezes por semana
Quarta semana 25 minutos 3 vezes por semana
Após um mês 30 minutos 3 vezes por semana
Após 6 meses 40 minutos 3 vezes por semana
Após 1 ano 60 minutos 4 vezes por semana

 

Bom, agora que você já sabe tudo sobre como iniciar a caminhada, que tal dar o primeiro passo escolhendo um tênis perfeito pra esse esporte?

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